top of page

Governo do Paraná estabelece regulamentação inédita para reuso de água

A Resolução nº 122, estabelecida pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR) – órgão vinculado ao Instituto Água e Terra (IAT), tem foco na economia dos recursos hídricos e regulamenta o reuso da água em áreas urbanas, rurais, industriais e em processos produtivos. A resolução começou a valer em junho de 2023 e prevê o registro de volume gerado, regras para licenciamento e a instalação de redes específicas em paralelo à de água potável evitando, assim, a contaminação.

Dentre as atividades que se beneficiaram com a decisão, estão a irrigação de áreas verdes, lavagens de veículos, produção agrícola e o combate a incêndios.

O Paraná é, agora, um dos seis estados do Brasil que possuem legislação própria, com critérios e parâmetros de qualidade, acerca da reutilização de água para mais de uma modalidade. Essa legislação ajuda o estado a cumprir as resoluções da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH): suprir a demanda de água, em quantidade e qualidade, atendendo a múltiplos usos, para as presentes e futuras gerações, principalmente em regiões com disponibilidade hídrica comprometida.



Paraná estabelece regulamentação para reuso de água
Paraná estabele regulamentação para reuso de água

4 visualizações0 comentário
bottom of page