Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Paraná abesparana@gmail.com
Rio Grande do Sul
COVID-19. E agora?
A visão do Saneamento e
da Sustentabilidade
Clique nos links abaixo para obter mais informações:
>> O PROJETO
>> DEFINIÇÕES
>> RESÍDUOS
>> ÁGUA
>> ESGOTO
>> PARCERIAS
>> COMÉRCIOS E SERVIÇOS
>> DOWNLOADS
>> NOTÍCIAS
O que é COVID-19
Segundo o Ministério da Saúde:
“A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório)”.
Para mais informações oficiais
clique nos links a seguir:
Apresentação
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvem o projeto COVID-19 e agora?, que conta com suporte técnico de uma equipe multidisciplinar, formada por professores, pesquisadores e profissionais da área de saneamento, meio ambiente, comunicação e designer, que atua em sinergia para desenvolvimento de todo o material de informações.
Objetivo
O objetivo do projeto é comunicar diferentes públicos e a população em geral sobre procedimentos e ações conjuntas para a prevenção, enfrentamento e controle do COVID-19, visando o ambiente doméstico, público e privado, com base nas portarias e decretos nacionais, estaduais e municipais, bem como da Organização Mundial da Saúde e de outros materiais técnicos e científicos nacionais e internacionais.
Ações de prevenção
Segundo a WHO (2020)*, medidas de saúde pública e sociais para retardar ou impedir a disseminação do COVID-19 devem ser implementadas com o envolvimento de todos os membros da sociedade, fato que traz um grande desafio para todos os setores, inclusive os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
Como destacado, o uso da comunicação é um ponto importante a ser considerado, a fim de garantir as medidas de proteção individual, tais como a manutenção do distanciamento social, o uso de máscaras, higienização correta das mãos e, a conscientização da necessidade de manter o isolamento social, ao apresentar os sintomas da COVID-19.
A comunicação nestes casos contribui para adesão a novos hábitos e ideias e, segundo CASTRO e DAL SENO (2020)**, auxilia na quebra das reações mecânicas, gerando uma oportunidade para renovação de posturas, necessária para que a transição deste momento seja realizada com segurança, priorizando a proteção e a prevenção.
Grupo de trabalho
Equipe Técnico-Científica
Elaine Nunes Jordan, UTFPR
Karen Juliana do Amaral, ABES-PR
Margarete Casagrande Lass Erbe, UFPR
Selma Aparecida Cubas, UFPR
Tamara Simone van Kaick, UTFPR
Equipe de Texto e Comunicação
Jeniffer Imaregna A. de Albuquerque, UTFPR-CT
Elisa Novaski Cordeiro, UTFPR-CT
Cássia Correa Theodoro, UTFPR-CT
Thalya Gonçalves de Castro, UTFPR-CT
Lucas Miguel de Bail Ribas, UTFPR -CT
Design
Eunice Liu, UTFPR-CT
Ângela Oyafuso, UTFPR-CT
Kaique Frias, UTFPR-CT
Letícia Bito, UTFPR-CT
Luize Nunes Jordan, UFPR
Criação e organização do site
Bruno Tanhole de Lima Colodel, UFPR
Presidente ABES-PRLuiz Henrique Bucco