top of page

Congresso da ABES será carbono neutro com créditos destinados a projetos sociais de coleta seletiva

O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoverá de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte – MG, será um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil.

O objetivo desta iniciativa é promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes da feira por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.


Será um experimento que busca promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, por meio da valorização da atividade de catadores de materiais recicláveis. A geração de créditos de carbono a partir de projetos sociais como esse pode contribuir significativamente para a mitigação dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas, além de gerar benefícios sociais e econômicos para as comunidades envolvidas.

Alinhada aos conceitos de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, a ABES vem buscando não apenas promover a neutralização das emissões de carbono em seus eventos presenciais e online, mas engajar seus associados e público participante nessas iniciativas.

Em 2022, a HIDROBR elaborou um projeto pioneiro baseado nas metodologias do MDL da ONU para emissão de créditos de carbono pela Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (ASCAP), a partir da atividade de triagem e coleta seletiva de resíduos na cidade de Nova Lima. Os créditos de carbono gerados pelo projeto serão vendidos no Congresso da ABES com o intuito de proporcionar aos participantes uma forma inovadora e socialmente impactante de neutralizar as emissões de carbono geradas pela sua participação na feira.

Os mercados de carbono têm sido apontados como o principal instrumento para a transição para uma economia de baixo carbono, no entanto, a sua acessibilidade ainda é restrita para empreendedores de grande porte ou projetos de preservação na Amazônia. Esse experimento tem como objetivo mostrar que é possível criar mercados de carbono acessíveis para todo mundo, de forma transparente e ainda garantindo o devido e necessário impacto social das suas operações.

Participe do mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil e ajude a tornar nosso planeta mais sustentável! Em breve, mais informações sobre como comprar os créditos de carbono.


Para se inscrever no Congresso, CLIQUE AQUI


Confira a programação do 32º Congresso da ABES






4 visualizações0 comentário
bottom of page