28/10
Especialistas e Convidados

Rafael Greca
Rafael Greca de Macedo, escritor, poeta, editor e pesquisador da História, membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, formado em Economia e Engenharia, com especialização em Urbanismo, foi membro concursado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Eleito três vezes Prefeito de Curitiba, foi também vereador, deputado estadual, deputado federal mais votado do Brasil e Ministro do Esporte e Turismo. Atualmente é Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná.

Altair Rosa
Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela
Universidade de São Paulo com período como Visiting
Scholar na Virginia Tech University - EUA. Mestre em
Gestão Urbana pela PUCPR. Graduado em engenharia
ambiental em Engenharia Civil. Atualmente é Pesquisador
no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana -
PPGTU na PUCPR e professor junto ao curso de e
Arquitetura e Urbanismo

André Baxter
André é Biólogo Sanitarista, mestre e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Desde 2007 atua na nacionalização e difusão da tecnologia de wetlands construídos no Brasil, tendo realizado quatro missões de benchmarking na Europa. Desde 2015 é Gestor Executivo da empresa Wetlands Construídos, onde responde pela Engenharia de Soluções, concepção de sistemas, divulgação institucional e prospecção de negócios em todo o país.

Aurio Bonilha, Sanepar
Engenheiro civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela PUC Minas e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente atua como Gerente de Projetos e Obras na Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), onde é responsável pela gestão de contratos, equipes e empreendimentos de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em dezenas de municípios do estado. Sua experiência combina gestão de obras públicas e privadas com especial dedicação às Soluções Baseadas na Natureza, tendo recentemente se aprofundado no estudo e aplicação de wetlands construídos em sistemas de saneamento.

Christoph Platzer
O Dr. Christoph Platzer é um renomado especialista em tratamento de esgoto em pequena escala e saneamento orientado a recursos. Com doutorado em Engenharia Sanitária pela Universidade Técnica de Berlim, ele foi pioneiro no uso de wetlands construídos e sistemas naturais de tratamento para o saneamento sustentável.
Como Diretor Executivo da Rotária do Brasil, o Dr. Platzer liderou mais de 200 projetos voltados para pequenas estações de tratamento de esgoto em toda a América Latina. Seu trabalho enfatiza soluções econômicas e energeticamente eficientes, com destaque para a integração da recuperação de recursos, incluindo a produção de biogás.
Membro fundador da Global Wetland Technology (GWT), o Dr. Platzer colabora internacionalmente para promover soluções de saneamento baseadas na natureza, avançando práticas de saneamento sustentável globalmente.

Fernando J. C. Magalhães Filho
Professor de Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS), Bolsista Produtividade (CNPq/2019-2025), Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções baseadas na Natureza - INCT SbN (CNPq/CAPES/FAPERGS), do Conselho Superior de Regulação da Agência Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN), do Conselho Deliberativo do DMAE (Porto Alegre/RS) e do Conselho Consultivo da ABES - RS. Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS), com Pós-Doutorado (UFMS) envolvendo mobilidade na Aarhus University (Dinamarca) e Universidad Tecnológica de Pereira (Colômbia). Engenheiro Sanitarista e Especialista em Gestão de Projetos (USP). É revisor de dezenas de periódicos internacionais, possui mais de 90 publicações (h-index: 12) entre artigos científicos, livros e capítulos de livros na área de Gestão, Governança, Tratamento e Reúso de Águas. Tem atuado na integração empresa-universidade-governo com projetos socioambientais e de tecnologia e inovação com foco em: tomada de decisão, Soluções baseadas na Natureza, saneamento focado em recursos, abordagem nexo (água, energia e alimento) e economia circular.

Juliana Ribeiro
Especialista na interface entre Clima e Biodiversidade, com uma atuação que conecta o global ao local e foco em Soluções baseadas na Natureza (SBN). Atua como ponto focal na Fundação Grupo Boticário e como especialista no grupo temático de Ecossistemas & Biodiversidade para a definição dos indicadores da Meta Global de Adaptação (GGA) da ONU.
Seu trabalho consiste em impulsionar políticas públicas por meio do engajamento de atores estratégicos, como tomadores de decisão e financiadores, e em liderar projetos de conservação que utilizam a adaptação baseada em ecossistemas (AbE) para gerar resiliência climática. Representa a Fundação em fóruns estratégicos e nas Convenções do Clima da UNFCCC, defendendo o papel da natureza na agenda de sustentabilidade global.

Leila Teresinha Maranho
Bióloga, Mestre em Ciências Biológicas (UFPR), Doutora em Engenharia Florestal com ênfase em Conservação da Natureza (UFPR) e Pós-doutoranda em Ecologia e Conservação (UFPR), com foco em Soluções Baseadas na Natureza (SbN), incluindo o uso de wetlands construídas para remoção de poluentes emergentes em efluentes de estações de tratamento de esgoto.
Possui mais de 30 anos de experiência no ensino superior, com ampla produção científica e tecnológica. Atua em projetos de pesquisa e aplicação de wetlands construídas para tratamento de efluentes, mineralização de lodo e melhoria da qualidade ambiental. Participa do Projeto Reservas Hídricas do Iguaçu, dedicado à elaboração de estudos para a recuperação da qualidade da água do rio Iguaçu, por meio de SbN com aproveitamento de cavas e meandros das várzeas.

Pablo Heleno Sezerino
Possui Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (1999), Mestrado em Engenharia Ambiental (2002) e Doutorado em Engenharia Ambiental (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Munique – TUM / Alemanha (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2 do CNPq. Orienta alunos de Pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado e Supervisiona projetos de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental na UFSC. Tem experiência na área de Controle da Poluição e Tratamento de Águas Residuárias (com enfoque em saneamento descentralizado empregando sistemas tipo wetlands construídos, segregação de efluentes e reuso). Integra-se, também, ao setor de Planejamento, atuando na Governança dos Modais de Esgotamento Sanitário. Lidera o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD/UFSC (www.gesad.ufsc.br). Coordena o Grupo Nacional Wetlands Brasil (www.wetlandsbrasil.com.br). Secretário da Rede Panamericana de Sistemas Humedales (https://hupanam.com/). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções Baseadas na Natureza – INCT-SbN (https://www.inctsbn.com/). Representante da América do Sul junto ao Specialist Group on Treatment Wetland, da International Water Association – IWA (https://iwa-network.org/iwa-specialist-groups/). Conselheiro junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis – COMSAB e Conselheiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

Tamara Simone van Kaick
Graduada em Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Ciências Biológicas pela PUCPR (1990), especialista em Microbiologia Aplicada pela PUCPR (1993), Bacharelado em Gravura pela EMBAP (1997), mestre em Inovação Tecnológica pela UTFPR (2000) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2007). Atua no Programa de Pós Graduação de Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU) da UTFPR. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atua no Departamento Acadêmico de Química e Biologia – DAQBI, Assessora de Sustentabilidade da Reitoria da UTFPR. Áreas de pesquisa: tratamento de esgoto por wetlands construídos; sustentabilidade; gestão ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos; Vermicompostagem; Plano de Logística Sustentável e Educação Ambiental

Vitor Hugo Terres
Vitor Hugo Terres é Diretor de Operações da Phytorestore do Brasil, empresa especializada em soluções baseadas na natureza para saneamento e requalificação urbana. Atua há mais de 15 anos no setor de infraestrutura e engenharia, com experiência em projetos de tratamento de efluentes, manejo de águas e integração de wetlands construídos ao planejamento urbano. Atualmente, lidera o desenvolvimento de projetos estratégicos voltados àuniversalização do saneamento, sustentabilidade e inovação no contexto das cidades resilientes.
29/10
Especialistas e Convidados

David da Motta Marques
Graduado em Ciências-Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Engenharia-Imperial College of Science Technology/University of London. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Desenvolve suas atividades nas áreas de Limnologia Aplicada e modelagem matemática ecológica, atuando principalmente nos temas de estrutura e funcionamento, serviços ecossistêmicos, integração de processos biológicos e físicos (limnologia, hidrologia e hidrodinâmica), pareamento bacia hidrográfica-lagoa/reservatório, processos e escalas, associado à mudança climática, em ecossistemas lagoas/lagos, reservatórios, banhados e várzeas. Atua também no desenvolvimento de Ecotecnologia Aplicada aos Recursos Hídricos. Ex Coordenador e Coordenador atual do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH-UFRGS), Ex-Coordenador da Comissão de Pesquisa do IPH/UFRGS. Editor Associado do journal INLAND WATERS. Ex-membro do CA-Ciências Ambientais do CNPq. Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL). É membro ativo do Global Lake Ecological Observatory Network (GLEON), associação grassroot com mais de 68 países, do qual foi membro do Steering Committee. Foi Coordenador de diversos projetos de pesquisa fomentados pelo CNPq, incluindo o projeto de longa duração TAIM/PELD, Vice-Coordenador de projeto PRONEX (FINEP) e pesquisador do projeto em rede nacional PROSAB (FINEP). Atualmente é Coordenador de projeto cooperação internacional (CNPq) e PI do projeto Water4All (EU) com diversas instituições de pesquisa na França, Coordenador do INCT-SbN (CNPq, FAPERGS) e Vice-Coordenador do Termo de Execução Descentralizada Dimensionamento multicritério da travessia da BR 471 junto à Estação Ecológica do Taim, incorporando o gerenciamento do Sistema Hídrico do Banhado do Taim/Lagoa Mirim com a ANA (Agência Nacional de Água e Saneamento Básico).

Eloy Fassi Casagrande Junior
Doutor pela Universidade de Nottingham (1996), pós-doutor pelo Instituto Superior Técnico de Portugal (2007), professor da UTFPR e coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Lidera o Grupo de Pesquisa TEMA e idealizou o Escritório Verde, primeira edificação sustentável da UTFPR, premiada nacionalmente. Coordenou o projeto internacional VAMOS_Erasmus+ e atualmente coordena o Projeto NAPI em Emergência Climática. Autor de 4 livros, 15 capítulos e mais de 200 publicações científicas, já orientou 11 teses de doutorado e 48 dissertações de mestrado, atuando em temas como inovação tecnológica sustentável, construções sustentáveis, planejamento urbano e educação ambiental.

Günther Gehlen
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Neurociências pela UFRGS (2009). Foi coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale entre 2004 e 2012, atualmente é professor adjunto da Universidade Feevale e membro do PPG-Qualidade Ambiental e do Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas desta Universidade. Faz fez parte da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) desde 2016.Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioindicadores ambientais, histologia comparada. Através de projetos tecnológico vinculado a empresas tem desenvolvido projetos com Sistemas Baseados na Natureza para o tratamento de efluentes e fitoremediação.

Helena Cristina da Silva de Assis
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Ciências Natu-rais - Universidade Técnica de Berlim, Alemanha. Pós-doutorado em Genômica Ambien-tal na Universidade de Ottawa, Canadá. Professora Titular aposentada do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná. Professora sênior dos programas de pós-graduação em Farmacologia e Ecologia e Conservação. Bolsista de Produtivida-de (PQ1B/CNPq). Área de pesquisa: ecotoxicologia, biomarcadores, biomonitoramento, cianotoxinas e fitoremediação. Atua como revisora de vários periódicos científicos naci-onais e internacionais, parecerista de projetos da CAPES, CNPq e de várias Fundações Estaduais. Co-fundadora da One Health-nano e eco consultoria. Foi pesquisadora do Instituto de Ciência e Tecnologia de Toxicologia Aquática-INCT-TA. Presidente da Sociedade Latino Americana de Química e Toxicologia Ambiental (SETAC LA, 2017-2018). Presidente do Conselho Mundial da SETAC (2020-2021), sendo a primeira representante da América Latina a ocupar este cargo. Membro do Painel Consultivo da SETAC sobre Gestão de Produtos Químicos para dar suporte à representação da SETAC no Grupo de Trabalho Aberto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Juliana Alencar
Juliana Alencar: Engenheira Ambiental e Bióloga. Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Pós-doutorado na FAU USP e na EP USP. Pesquisadora, Professora e Consultora na temática manejo sustentável de bacias hidrográficas e Soluções Baseadas na Natureza.

Júlio César Rodrigues de Azevedo
Bacharelado e Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Especialização em Ensino Superior de Química, 2002, UEM. Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1992). Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Pós-doutorado em Ciências Ambientais/Química Ambiental na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2015. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UTFPR), Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU-CT) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA/UFPR). Desenvolve pesquisa nos temas: contaminação de ecossistemas aquáticos, contaminantes emergentes de interesse em água superficiais e estudo de biofilmes naturais.

Laís Leão
Laís Leão é vereadora de Curitiba pelo PDT. Arquiteta e Urbanista, especialista em Administração Pública, é mestre e doutoranda em Gestão Urbana, além de ativista pela promoção de cidades seguras e inclusivas para mulheres no Brasil e na América Latina.

Luciene Pimentel
Luciene Pimentel. PhD (Civil Engineering – Hydrology), Newcastle University in UK (1997). Pós Doutorado Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Gestão e Tecnologias Ambinetais. Professora no Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PPGTU/PUCPR). Participa da Rede de Pesquisa NAPI - Emergências Climáticas (Fundação Araucária). Os interesses de pesquisa envolvem Gestão e Redução dos Riscos de Desastres nas Cidades, assim como o desenvolvimento de cidades resilientes e sustentáveis (ODS 6, 11, 13), dentro dos princípios do socioambientalismo.

Marcelo Pedrosa Gomes
Marcelo Pedrosa Gomes é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Botânica, Ciências do Solo, e Ecologia e Conservação. Possui formação em Botânica, e ampla experiência em Fisiologia Vegetal e Ecotoxicologia, com foco em soluções baseadas na natureza aplicadas ao saneamento e à saúde ambiental. Coordena o projeto MARA (Macrófitas Aquáticas para Remoção de Antimicrobianos), ecotecnologia patenteada no Brasil, e lidera pesquisas sobre fitorremediação de fármacos, resistência antimicrobiana em efluentes de estações de tratamento e desenvolvimento de biomateriais a partir de fungos e plantas para wetlands construídos. Sua atuação integra ciência, inovação tecnológica e extensão, contribuindo para a gestão de recursos hídricos, políticas públicas e conscientização da sociedade frente aos desafios da poluição por contaminantes emergentes.

Pablo Heleno Sezerino
Possui Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (1999), Mestrado em Engenharia Ambiental (2002) e Doutorado em Engenharia Ambiental (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Munique – TUM / Alemanha (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2 do CNPq. Orienta alunos de Pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado e Supervisiona projetos de Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental na UFSC. Tem experiência na área de Controle da Poluição e Tratamento de Águas Residuárias (com enfoque em saneamento descentralizado empregando sistemas tipo wetlands construídos, segregação de efluentes e reuso). Integra-se, também, ao setor de Planejamento, atuando na Governança dos Modais de Esgotamento Sanitário. Lidera o Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD/UFSC (www.gesad.ufsc.br). Coordena o Grupo Nacional Wetlands Brasil (www.wetlandsbrasil.com.br). Secretário da Rede Panamericana de Sistemas Humedales (https://hupanam.com/). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Soluções Baseadas na Natureza – INCT-SbN (https://www.inctsbn.com/). Representante da América do Sul junto ao Specialist Group on Treatment Wetland, da International Water Association – IWA (https://iwa-network.org/iwa-specialist-groups/). Conselheiro junto ao Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis – COMSAB e Conselheiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.

Paulo Renato Mesquita Pellegrino
Arquiteto Paisagista e Urbanista, é Professor Associado Sênior da Universidade de São Paulo, junto ao Instituto de Estudos Avançados. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (1987) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1995). Foi um dos idealizadores do LABVERDE, um Laboratório para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na proposição, monitoramento e avaliação do desempenho de planos e projetos de paisagem que contribuam para o tratamento e recuperação das águas, para o aumento da resiliência dos ecossistemas, para o controle climático e o conforto ambiental, mobilidade e saúde publicas, em adição às dimensões simbólicas das paisagens. Sua experiencia profissional também inclui o desenvolvimento de vários projetos pro-bono e consultorias no campo do planejamento e da arquitetura da paisagem, em plano de bacias, recuperação de áreas degradadas, parques e praças públicas. Todas essas atividades geridas dentro da perspectiva de que as paisagens não são apenas extensos artefatos materiais, mas sistemas complexos análogos aos organismos vivos, exibindo muitas das mesmas características. Participa da visão emergente de projetar novas paisagens baseadas em sistemas inovadores de infra-estrutura adaptados a fluxos e metabolismos urbanos e regionais, combinando sistemas tecnológicos, morfológicos e ecológicos, o que torna esta atividade de projeto estratégica para uma maior resiliência de nossas cidades

Selma A. Cubas
Atualmente é professora Adjunta Do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR, Chefe Suplente do Departamento de Hidráulica de Saneamento (DHS) e faz parte do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental – PPGERHA. Participa da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Paraná, desde 2011, ocupando o cargo de presidente na Gestão 2021 – 2023. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Básico e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturação sanitária das cidades, tratamento de água, águas residuárias e resíduos sólidos urbanos.
PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO
PATROCÍNIO
AVISO: as informações expressas neste material são de exclusiva responsabilidade do(s( seu(s) autor(es), ou detentor(es) dos direitos legais, e não representam endosso por parte da Itaipu Binacional, eximindo-se a Entidade de quaisquer responsabilidades ou danos decorrentes por erros, imprecisões ou demandas de terceiros. Opiniões pessoais do(s) autor(es), aqui expressas, não necessariamente convergem com a opinião institucional da ITAIPU.
APOIO INSTITUCIONAL
EXPOSITORES

























