top of page

PROGRAMAÇÃO

Apresentação oral

Role pra ver o conteúdo ou clique no botão abaixo para baixar em pdf.

Instruções para Apresentadores de Oral

 

Informações iniciais

O 7º Simpósio Brasileiro de Wetlands será realizado de forma presencial, sendo obrigatória a apresentação oral dos trabalhos pelos respectivos autores durante o evento. Ao preparar sua apresentação, observe que será necessário enviar o arquivo, conforme as diretrizes do item 1. As orientações para o envio estão incluídas no item 2. O prazo final para upload dos arquivos é 20 de outubro de 2025.

 

1. Diretrizes para preparação dos arquivos

Apresentação em PowerPoint

  • A apresentação deve ser enviada exclusivamente no formato .ppt ou .pptx (PowerPoint).

  • Um modelo de apresentação está disponível AQUI. 

  • Caso utilize seu próprio modelo, lembre-se de incluir um slide de título.

  • Insira suas informações de contato no último slide, para que os participantes possam entrar em contato após o evento em caso de dúvidas ou comentários.

  • O tempo de apresentação será de 10 minutos, seguido de 2 minutos para discussão ou perguntas.

Prazo final para upload: 20 de outubro de 2025.

 

2. Envio do arquivo

Para enviar sua apresentação, siga os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta/perfil neste link.

  2. Digite seu nome de usuário (Endereço de e-mail / CPF / Documento de identidade) e sua senha.

  3. Após acessar o perfil, clique na aba “Meus Trabalhos”, localizada no menu à esquerda.

  4. Clique no título do trabalho ao qual deseja anexar a apresentação.

  5. Na página que abrir, selecione a aba “Arquivo da Apresentação”.

  6. Role a tela até a seção “Enviar arquivo de pôster/apresentação” e faça o upload do arquivo (formatos aceitos: .ppt ou .pptx).

 

Prazo para envio: até 20 de outubro de 2025.

 

3. Notas Importantes

  • Arquivos fora das especificações não serão aceitos e você será notificado.

  • Verifique a compatibilidade do formato e a qualidade final antes do envio.

oral

PROGRAMAÇÃO

Apresentação Poster

Role pra baixo para ver o arquivo ou clique no botão abaixo para baixar em pdf.

Instruções para Apresentadores de Pôster

Informações iniciais
O 7º Simpósio Brasileiro de Wetlands será realizado de forma presencial, e os autores deverão expor seus pôsteres pessoalmente.


Para sua apresentação, você deverá submeter previamente os seguintes arquivos:
1. Pôster Digital (obrigatório)
2. Vídeo gravado com apresentação de slides (opcional, mas recomendado)

  • Duração das apresentações durante o evento: 12 minutos de apresentação e 3 minutos para interação ou perguntas, totalizando 15 minutos para cada poster.

  • O apresentador deve estar ao lado do totem digital para iniciar sua apresentação, pelo menos com 5 minutos de antecedência.

Data limite para submissão dos arquivos: 20 de outubro de 2025, via sistema.


As orientações de envio via sistema estão incluídas ao final deste documento.

1. Diretrizes para preparação dos arquivos

  • O pôster deve ser preparado em formato retrato (vertical).

  • Formatos aceitos: .ppt ou .pptx.

  • O arquivo deve conter apenas uma página.

  • O modelo oficial a ser utilizado está disponível no site do simpósio, neste LINK

2. Vídeo Gravado com Apresentação de Slides (opcional)
Embora não seja obrigatório, recomenda-se fortemente enviar um vídeo pré-gravado. Ele será:

  • Inserido no sistema de conteúdo do simpósio após o evento.

  • Disponível como material de referência a longo prazo para membros e pesquisadores.

  • Utilizado como backup, garantindo sua participação em caso de imprevistos.

Especificações do vídeo:

  1. Duração máxima: 3 minutos.

  2. Slides: até 6 no total.

  •  1º slide: título do trabalho.o  

  •  Último slide: informações de contato + logotipos oficiais do evento.

3.    Usar template oficial disponível no site (LINK).
4.    Pode ser gravado por qualquer autor.
5.    O vídeo deve mostrar slides + apresentador falando.
6.    Formato do arquivo: .mp4 (também aceito: .mov).
7.    Vídeos de produtos/tecnologias devem ser informativos, não promocionais.
8.    Conteúdo inadequado (obsceno, provocativo ou incorreto) será rejeitado.
9.    Qualidade da gravação:

  • Local silencioso.

  • Boa iluminação frontal (evitar luz atrás de você).

  • Câmera posicionada para mostrar seu rosto no canto superior direito da tela, junto aos slides.

Dica técnica: Recomenda-se usar Zoom para gravação (mesmo em conta gratuita).

  • Guia Zoom em português: Como habilitar e iniciar gravações locais – Como habilitar e iniciar gravações locais.

  • O vídeo a seguir tem algumas dicas de como gravar sua apresentação:

 https://www.youtube.com/watch?v=WmMSXOQVQs4
Caso não seja possível usar Zoom, é permitido qualquer outro software de videoconferência, desde que o arquivo final esteja em formato .mp4 ou .mov e com boa qualidade. A gravação deve mostrar seu rosto enquanto você está apresentando. O rosto deve ser exibido no canto superior direito dos slides que você está mostrando, conforme ilustrado na imagem abaixo.

3. Instruções de Envio do Arquivo 

  1. Faça login em sua conta no sistema do simpósio [7°SW Brasil - Login].

  2. Informe seu usuário (e-mail/CPF/passaporte) e senha.

  3. No menu lateral esquerdo, clique em "Meus trabalhos".

  4. Clique no título do trabalho correspondente.

  5. Na página aberta, selecione a aba "Arquivo de apresentação".

  6. Role até a seção "Upload poster/ Arquivo de apresentação" e faça o upload:

  • Pôster (formatos aceitos: .ppt ou .pptx).

  • Vídeo (formatos aceitos: .mp4 ou .mov, até 3 minutos).

Prazo final para upload: 20 de outubro de 2025.

4. Notas Importantes

  • Arquivos fora das especificações não serão aceitos.

  • Verifique a compatibilidade do formato e a qualidade final antes do envio.
     

PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO

UTFPR_logo.svg.png
IMG_0177.PNG

PATROCÍNIO

Sanepar e Gov 2021 H - CMYK H H.png
WhatsApp Image 2025-10-19 at 11.18_edited.jpg
Mutua-SEDE_h_cor-positivo.png
Colorida Vertical .png
AVISO: as informações expressas neste material são de exclusiva responsabilidade do(s( seu(s) autor(es), ou detentor(es) dos direitos legais, e não representam endosso por parte da Itaipu Binacional, eximindo-se a Entidade de quaisquer responsabilidades ou danos decorrentes por erros, imprecisões ou demandas de terceiros. Opiniões pessoais do(s) autor(es), aqui expressas, não necessariamente convergem com a opinião institucional da ITAIPU.

APOIO INSTITUCIONAL

SEDEST - Desenvolvimento Sustentável - Horizontal.png
1_PMC_cor_vertical.png
IMG_0176.PNG
IMG_0174.PNG
CURITIBA_CONVENTION.png
ITTI Cor Lettering Preto.png
vinicola_araucaria.png

EXPOSITORES

ConfeaCreaMutua_horizontal_cor-positivo_edited.png
WhatsApp Image 2025-09-12 at 13.34.20.jpeg
Phyto-Brasil-RGB-1.png

Contato

Envie-nos uma mensagem
e entraremos em contato em breve.

Obrigado(a)

ChatGPT Image 1 de ago. de 2025, 15_59_27.png
LOGO_topo.png

Contato

@abesparana

bottom of page