PROGRAMAÇÃO
Apresentação oral
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Instruções para Apresentadores de Oral
Informações iniciais
O 7º Simpósio Brasileiro de Wetlands será realizado de forma presencial, sendo obrigatória a apresentação oral dos trabalhos pelos respectivos autores durante o evento. Ao preparar sua apresentação, observe que será necessário enviar o arquivo, conforme as diretrizes do item 1. As orientações para o envio estão incluídas no item 2. O prazo final para upload dos arquivos é 20 de outubro de 2025.
1. Diretrizes para preparação dos arquivos
Apresentação em PowerPoint
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A apresentação deve ser enviada exclusivamente no formato .ppt ou .pptx (PowerPoint).
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Um modelo de apresentação está disponível AQUI.
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Caso utilize seu próprio modelo, lembre-se de incluir um slide de título.
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Insira suas informações de contato no último slide, para que os participantes possam entrar em contato após o evento em caso de dúvidas ou comentários.
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O tempo de apresentação será de 10 minutos, seguido de 2 minutos para discussão ou perguntas.
Prazo final para upload: 20 de outubro de 2025.
2. Envio do arquivo
Para enviar sua apresentação, siga os passos abaixo:
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Acesse sua conta/perfil neste link.
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Digite seu nome de usuário (Endereço de e-mail / CPF / Documento de identidade) e sua senha.
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Após acessar o perfil, clique na aba “Meus Trabalhos”, localizada no menu à esquerda.
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Clique no título do trabalho ao qual deseja anexar a apresentação.
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Na página que abrir, selecione a aba “Arquivo da Apresentação”.
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Role a tela até a seção “Enviar arquivo de pôster/apresentação” e faça o upload do arquivo (formatos aceitos: .ppt ou .pptx).
Prazo para envio: até 20 de outubro de 2025.
3. Notas Importantes
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Arquivos fora das especificações não serão aceitos e você será notificado.
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Verifique a compatibilidade do formato e a qualidade final antes do envio.
Instruções para Apresentadores de Pôster
Informações iniciais
O 7º Simpósio Brasileiro de Wetlands será realizado de forma presencial, e os autores deverão expor seus pôsteres pessoalmente.
Para sua apresentação, você deverá submeter previamente os seguintes arquivos:
1. Pôster Digital (obrigatório)
2. Vídeo gravado com apresentação de slides (opcional, mas recomendado)
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Duração das apresentações durante o evento: 12 minutos de apresentação e 3 minutos para interação ou perguntas, totalizando 15 minutos para cada poster.
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O apresentador deve estar ao lado do totem digital para iniciar sua apresentação, pelo menos com 5 minutos de antecedência.
Data limite para submissão dos arquivos: 20 de outubro de 2025, via sistema.
As orientações de envio via sistema estão incluídas ao final deste documento.
1. Diretrizes para preparação dos arquivos
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O pôster deve ser preparado em formato retrato (vertical).
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Formatos aceitos: .ppt ou .pptx.
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O arquivo deve conter apenas uma página.
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O modelo oficial a ser utilizado está disponível no site do simpósio, neste LINK
2. Vídeo Gravado com Apresentação de Slides (opcional)
Embora não seja obrigatório, recomenda-se fortemente enviar um vídeo pré-gravado. Ele será:
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Inserido no sistema de conteúdo do simpósio após o evento.
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Disponível como material de referência a longo prazo para membros e pesquisadores.
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Utilizado como backup, garantindo sua participação em caso de imprevistos.
Especificações do vídeo:
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Duração máxima: 3 minutos.
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Slides: até 6 no total.
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1º slide: título do trabalho.o
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Último slide: informações de contato + logotipos oficiais do evento.
3. Usar template oficial disponível no site (LINK).
4. Pode ser gravado por qualquer autor.
5. O vídeo deve mostrar slides + apresentador falando.
6. Formato do arquivo: .mp4 (também aceito: .mov).
7. Vídeos de produtos/tecnologias devem ser informativos, não promocionais.
8. Conteúdo inadequado (obsceno, provocativo ou incorreto) será rejeitado.
9. Qualidade da gravação:
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Local silencioso.
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Boa iluminação frontal (evitar luz atrás de você).
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Câmera posicionada para mostrar seu rosto no canto superior direito da tela, junto aos slides.
Dica técnica: Recomenda-se usar Zoom para gravação (mesmo em conta gratuita).
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Guia Zoom em português: Como habilitar e iniciar gravações locais – Como habilitar e iniciar gravações locais.
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O vídeo a seguir tem algumas dicas de como gravar sua apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=WmMSXOQVQs4
Caso não seja possível usar Zoom, é permitido qualquer outro software de videoconferência, desde que o arquivo final esteja em formato .mp4 ou .mov e com boa qualidade. A gravação deve mostrar seu rosto enquanto você está apresentando. O rosto deve ser exibido no canto superior direito dos slides que você está mostrando, conforme ilustrado na imagem abaixo.
3. Instruções de Envio do Arquivo
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Faça login em sua conta no sistema do simpósio [7°SW Brasil - Login].
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Informe seu usuário (e-mail/CPF/passaporte) e senha.
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No menu lateral esquerdo, clique em "Meus trabalhos".
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Clique no título do trabalho correspondente.
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Na página aberta, selecione a aba "Arquivo de apresentação".
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Role até a seção "Upload poster/ Arquivo de apresentação" e faça o upload:
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Pôster (formatos aceitos: .ppt ou .pptx).
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Vídeo (formatos aceitos: .mp4 ou .mov, até 3 minutos).
Prazo final para upload: 20 de outubro de 2025.
4. Notas Importantes
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Arquivos fora das especificações não serão aceitos.
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Verifique a compatibilidade do formato e a qualidade final antes do envio.
PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO
PATROCÍNIO
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