top of page

Março é o mês da água

A ABES-PR quer propor aos associados e a todos os stakeholders que compõe o setor do saneamento ambiental no Brasil a aprofundar ainda mais a discussão no entorno do tema. Nosso propósito com isso é pensar como o mal uso que fazemos dos recursos hídricos podem contribuir com as mudanças climáticas? Nosso gancho, neste momento, são os desastres naturais que temos assistido nos últimos tempos. E a primeira reflexão que a gente propõe é uma resposta: como você tem cuidado da água no seu cotidiano, no seu negócio?


Você conhece Declaração Universal dos Direitos da Água?


O Dia Mundial da Água é 22 de março. A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1992 quando a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que tem 10 artigos:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;


2 - A água é a seiva do nosso planeta;


3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;


4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;


5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;


6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;


7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;


8 - A utilização da água implica respeito à lei;


9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;


10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.






bottom of page