top of page

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

O dia 23 de junho, desde de 2014, é marcado por ser o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data foi criada pela organização britânica Women’s Engineering Society para valorizar e jogar luz na presença feminina e destacar o talento dessas profissionais que começam, aos poucos, a ganhar espaço no setor, antes majoritariamente masculino.


E para celebrar a data, a gente levanta o questionamento: e você associado ABES-PR, como enxerga a presença feminina na engenharia? Quais mudanças vocês destacam desde que um maior número de mulheres têm escolhido essa carreira?


Para a engenheira, professora nos cursos de engenharia e presidente da ABES-PR, Selma Cubas, "questões sociais, culturais, religiosas afastaram a participação das mulheres no desenvolvimento tecnológico durante muitos anos. O preconceito e a falta da valorização do trabalho feminino afastaram as mulheres da engenharia. Muitos anos se passaram desde que a primeira mulher foi aceita em uma escola de engenharia, entretanto ainda há barreiras à transpor e fronteiras a abrir.

A participação das mulheres nas diferentes engenharias ainda é pequena. Mas, com toda a certeza, são engenheiras fortes, guerreiras, inteligentes, habilidosas, transformadoras, inovadoras e empreendedoras. Estão presentes em todas as áreas da engenharia, transformando sonhos, construindo cidades, desvendando o universo. São pesquisadoras professoras, orientadoras e contribuem ativamente no desenvolvimento tecnológico e na formação de jovens engenheiros e engenheiras".





A data tem por objetivo fortalecer a presença feminina na profissão
Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado no dia 23 de junho

9 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page