top of page

Campanha Descarte Amigo: agulha no lixo é um perigo

Hoje o nosso assunto é sério e trata-se de utilidade pública. Você utiliza seringas ou agulhas em casa? Sabia que existe uma forma correta de fazer o descarte? E esse cuidado é super importante porque protege o meio ambiente e também a saúde de quem manipula o lixo.


A campanha foi lançada em 2020 pela Associação Sempre Amigos. Mas ela cresceu e ganhou apoiadores, como a ABES-PR, por exemplo. Também estão envolvidos nesse movimento a Sociedade Brasileira de Diabetes, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, de Infectologia e de Hepatologia, além do CRMPR.


A campanha tem por objetivo principal alertar a população sobre os riscos e orientar sobre o descarte correto desses materiais que podem causar até infecções em quem manipula o lixo doméstico. A campanha ainda vai além: ensina como encaminhar esse material, que pode ser perigoso.


Os erros mais comuns cometidos pelas pessoas são fazer o descarte no lixo comum, no lixo reciclável ou no vaso sanitário.


Como descartar corretamente agulhas e seringas?


É possível comprar coletores específicos em lojas de produtos hospitalares ou improvisar com embalagens vazias de material inquebrável e resistentes à perfuração. Mas atenção: as paredes dessas embalagens devem ser bem firmes e fáceis de fechar. Quando 2/3 da embalagem estiverem completos é hora de fechar e levar até uma unidade básica de saúde para encaminhamento.


Ouça o áudio sobre a Campanha de 2023.





Confira o vídeo da campanha: https://youtu.be/-p6Y8bsC5rI

4 visualizações0 comentário
bottom of page