Saneamento e Cidades Inteligentes

A união entre Tecnologia e Sustentabilidade

O que são cidades inteligentes?

São cidades que conectam a infraestrutura física, a infraestrutura de TI, a infraestrutura social e a infraestrutura de negócios para alavancar a inteligência coletiva da cidade (Harrison et al. 2010).

Apresentação

A expansão do meio urbano aumenta a complexidade de soluções que integrem os diversos sistemas de uma cidade. O saneamento básico, sistema essencial, deve ser priorizado e planejado de forma a minimizar os danos ao meio ambiente e aumentar sua capacidade de resposta frente a novos desafios impostos.

Objetivo

Destacar a importância do saneamento e seus pilares em cidades do futuro mostrando como as cidades inteligentes podem impactar na melhoria da qualidade de vida por meio da tecnologia e da sustentabilidade.

CBESA 2021

O tema escolhido para o 31º CBESA é “CIDADES INTELIGENTES CONECTADAS COM O SANEAMENTO E O MEIO AMBIENTE: DESAFIO DOS NOVOS TEMPOS”.
Curitiba, que irá sediar o evento em 2021, foi eleita pela 4ª vez consecutiva a capital destaque do país com os melhores índices de saneamento segundo o ranking ABES.

Saneamento