top of page

Reunião dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) é na próxima terça: saiba como acompanhar

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado se reúnem na próxima terça-feira (11) para deliberar assuntos relativos à gestão da água no Paraná. Às 9 horas, o CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 volta a se encontrar para a 2ª reunião extraordinária do ano. Já às 14 horas ocorre a 4ª reunião extraordinária do CBH Rio Piquiri e do Paraná 2. Os debates se darão por meio de videoconferência e podem ser acompanhados pela população por meio da página dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná no YouTube. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e são compostos por representantes usuários da água, da sociedade civil e do poder público.


Na pauta do Baixo Iguaçu e Paraná 1 estão a posse de novos representantes; aprovação da minuta da ata da 12ª Reunião Ordinária; apresentação e votação da identidade visual do comitê; além da Seleção dos representantes para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), entre os dias 21 e 25 de agosto, em Natal (RN).


A reunião pode ser acompanhada pelo link https://www.youtube.com/live/AHloXbKIuSM?feature=share. O colegiado do Rio Piquiri e Paraná 2, por sua vez, vai deliberar e votar a nova logo do comitê, com transmissão pelo link https://youtube.com/live/LbDc_MB6zlo?feature=share.


O escopo de atuação do CBH do Baixo Ivaí e Paraná 1 abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios. É composto por representantes do Poder Público, sociedade civil e usuários de água, com o propósito de promover a gestão das políticas públicas relacionadas ao uso correto dos recursos hídricos.

O Comitê dos Rios Piquiri e Paraná 2 representa a Região Oeste do Paraná. A Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri é a terceira maior em área física do Estado. Apresenta uma área total de 24.731 km². O Rio Piquiri atravessa toda extensão da bacia, desaguando no Rio Paraná. A Bacia Hidrográfica do Paraná II possui a área de 2.825 km².


COMITÊS – Os comitês são órgão colegiados instituídos pelo Decreto Estadual nº 8.859, de 4 de setembro de 2013. Eles possuem atribuições normativas, deliberativas e consultivas e são vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR).

O Paraná possui 11 Comitês de Bacias Hidrográficas. A finalidade é contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação e garantir o controle social da Gestão dos Recursos Hídricos, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9130/2010.

A transmissão online das reuniões dá oportunidade ao envolvimento e compreensão da sociedade civil acerca das decisões sobre os usos da água nas bacias hidrográficas do nosso Paraná, o que garante tanto quantidade como qualidade hídrica para a população.


Fonte: AEN



Bacia Hidrográfica Rio Paraná 2
Bacia Hidrográfica Rio Paraná 2

Foto: wikimedia communs

7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page