top of page

81% dos brasileiros se preocupam com a escassez de água

Uma pesquisa da GlobeScan Radar, publicada pelo WWF, indicou que a preocupação com a escassez da água potável afeta 81% dos brasileiros. Além disso, apenas 15% dos entrevistados afirmaram não serem afetados pela falta de água potável e 40% declararam já terem sido prejudicados por secas.

Apesar do Brasil ser detentor de mais de 13% de toda a água doce do planeta, sua distribuição de água é bastante desigual: cerca de 70% dela está na região Norte, cuja população representa menos de 7% do total nacional. Nas regiões mais populosas é onde há menos água. Além disso, o desmatamento desenfreado dos últimos anos coloca importantes lençóis freáticos em risco.

O déficit do Sistema Cantareira, por exemplo, é de 21 mil hectares. O sistema é o maior produtor de água do país, um dos maiores do mundo e abastece cerca de 7 milhões de pessoas.

O excesso de perdas de água no país também é um problema. Segundo o Instituto Trata Brasil, aproximadamente 40% de toda a água potável captada por ano nos sistemas de distribuição é perdida.



81% dos brasileiros se preocupam com a escassez de água
81% dos brasileiros se preocupam com a escassez de água

5 visualizações0 comentário
bottom of page