top of page

75º Reunião Anual da SBPC será na UFPR

O maior evento de divulgação de produção científica, promovido pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), será na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A apresentação dos trabalhos científicos será feita entre os dias 23 e 27 de julho. As inscrições estão abertas. Acesse o link: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/inscricao-e-envio-de-resumo/


É neste evento, o maior da América Latina, que as conexões entre o meio científico e acadêmico de todo o país acontece anualmente. Confira as informações disponíveis na matéria da SBPC:


Curitiba se prepara para sediar a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um evento que promete agitar o cenário científico e acadêmico do País todo. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, a Reunião ocorrerá de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contará com uma programação repleta de debates, mesas-redondas e sessões especiais com renomados cientistas e acadêmicos.

Com mais de 220 atividades, a programação científica desta edição abrange uma ampla variedade de temas relevantes para o Brasil e o mundo atual. Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando engajar e inspirar especialmente o público jovem, oferecendo conteúdos interessantes e provocativos. A programação completa está disponível no site do evento.

Entre os palestrantes, teremos personalidades como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, e o pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Alexandre Wuensche de Souza. Essas figuras de destaque compartilharão suas perspectivas sobre o futuro da ciência e seu papel na construção de um Brasil mais justo e desenvolvido.

As sessões especiais prometem ser igualmente empolgantes, trazendo grandes nomes como Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Prepare-se para discussões enriquecedoras e oportunidades únicas de aprendizado.

Além disso, a SBPC trará cientistas reconhecidos internacionalmente para debater questões cruciais relacionadas ao meio ambiente. Teremos a participação de Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC, Luciana Gomes Barbosa, professora do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do GT Meio Ambiente da SBPC, Carlos Alfredo Joly, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidades e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), e Carlos Afonso Nobre, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.

Os debates sobre os povos originários também serão destaque, contando com a participação de especialistas como Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e Gersem José dos Santos Luciano Baniwa, professor adjunto e associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Essas vozes trarão reflexões importantes sobre a diversidade cultural e os desafios enfrentados pelas populações indígenas.

A Reunião Anual da SBPC é o maior encontro científico da América Latina e está aberta a todos. É uma oportunidade imperdível para uma semana intensa de ciência, conhecimento e descobertas.

Fundada em 1948, a SBPC tem se dedicado ao avanço da ciência, tecnologia, educação e cultura no Brasil. As Reuniões Anuais da SBPC, realizadas desde 1949, têm sido o ponto de encontro para cientistas, professores, estudantes, profissionais liberais e visitantes de todas as áreas e níveis de conhecimento. E o melhor de tudo é que o evento é gratuito, proporcionando a oportunidade de participação para todos.

Não perca essa chance! Acesse o site da 75ª Reunião Anual da SBPC (https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/) em e participe desse encontro que promete ampliar seus horizontes, conectar você com grandes mentes do meio científico e mostrar que a ciência está ao alcance de todos!



A SBPC anunciou que a reunião anual mais importante da América Latina terá a UFPR como sede. O evento será entre 23 e 27 de julho
75º Reunião Anual da SBPC será na UFPR

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page