AÇÕES E PROJETOS

Cumprindo seu dever com a sociedade a ABES-PR apoia projetos solidários.

ABRACE DOANDO

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná, por meio do projeto COVID-19 e agora, está conectada com Rede solidária do bem, formada por professores e alunos da UTFPR, participando da campanha ABRACE DOANDO.
Todos os anos, no mês de setembro, pessoas de diferentes cidades e países participam do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), que é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de praias, praças, parques e de todos os ambientes de usos coletivos. No ano de 2020 será neste SÁBADO, dia 19 de setembro.
Mas, como tudo neste ano está diferente e a nossa proteção depende do distanciamento social, que tal nos unirmos em prol de quem precisa, sendo protagonista e voluntário de uma grande ação, sem sair de casa?

Que tal iniciar uma faxina, separando tudo que está em bom estado, guardando apenas as lembranças e doando de coração a quem precisa?

Roupas, sapatos, alimentos, produtos de higiene e limpeza, fraldas, roupas de cama, cobertores, móveis, livros, computadores, celulares, incluindo também, água sanitária, álcool em gel e máscaras.
Para facilitar a união e participação de todos, foi desenvolvido um aplicativo NÓS – NOSSO OLHAR SOLIDÁRIO, aproximando doadores e instituições sociais cadastradas, disponível para download Google Play Store.

CUIDADO:
Antes de separar e destinar as doações verifique se os bens estão em condições de uso por aqueles que irão receber as doações.
O que não tem mais condições de uso e está quebrado, sujo, rasgado, estragado e não é material reciclável, deve ser destinado a COLETA DE LIXO COMUM.

Se for MATERIAL RECICLÁVEL deve ser destinado a COLETA SELETIVA

PILHAS, BATERIAS, LÂMPADAS E ÓLEO DE COZINHA devem ser entregues em PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA, localizados em supermercados, shoppings e espaços públicos.
Cada coisa tem o seu lugar!

ECONOMIZE ÁGUA
Lembre-se, também, que a sua faxina tem que ser consciente. Estamos passando por uma grande CRISE HÍDRICA, que deve se estender até 2021.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Ações de enfrentamento da COVID-19 vêm se desenvolvendo em diversas instituições e em parcerias.

O PROJETO COVID-19 e agora tem parcerias com instituições públicas, privadas e também atua em ações em prol da sociedade.

Meio Ambiente

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR), uma associação sem fins econômicos, reúnem no seu corpo associativo empresas, profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas do saneamento e meio ambiente, tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

A UFPR é a mais antiga Universidade Federal do Brasil, possui por missão fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e desenvolvimento humano sustentável, com formações diversas dentro das áreas do saneamento básico e ambiental.

Universidade Federal do Paraná
Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A UTFPR é a primeira universidade tecnológica pública do Brasil, tem por missão promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico, com projetos e iniciativas já em andamento na área ambiental, incluindo saneamento básico e ambiental

Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), que tem como função a formulação, coordenação e execução de políticas para proteção, conservação e restauração do patrimônio natural, gerenciamento de recursos hídricos, saneamento ambiental, resíduos sólidos, gestão territorial, política agrária, fundiária, mineral e geológica

O Instituto Ambiental de Águas e Terras (IAT) tem como missão Proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

SANEPAR

A Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)

NOTAS TÉCNICAS UFPR/UTFPR

Nota da comissão de acompanhamento e controle de propagação do novo coronavírus na UFPR sobre e evolução da COVID-19 no Paraná