ABRACE DOANDO
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná, por meio do projeto COVID-19 e agora, está conectada com Rede solidária do bem, formada por professores e alunos da UTFPR, participando da campanha ABRACE DOANDO.
Todos os anos, no mês de setembro, pessoas de diferentes cidades e países participam do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), que é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de praias, praças, parques e de todos os ambientes de usos coletivos. No ano de 2020 será neste SÁBADO, dia 19 de setembro.
Mas, como tudo neste ano está diferente e a nossa proteção depende do distanciamento social, que tal nos unirmos em prol de quem precisa, sendo protagonista e voluntário de uma grande ação, sem sair de casa?
Que tal iniciar uma faxina, separando tudo que está em bom estado, guardando apenas as lembranças e doando de coração a quem precisa?
Roupas, sapatos, alimentos, produtos de higiene e limpeza, fraldas, roupas de cama, cobertores, móveis, livros, computadores, celulares, incluindo também, água sanitária, álcool em gel e máscaras.
Para facilitar a união e participação de todos, foi desenvolvido um aplicativo NÓS – NOSSO OLHAR SOLIDÁRIO, aproximando doadores e instituições sociais cadastradas, disponível para download Google Play Store.
CUIDADO:
Antes de separar e destinar as doações verifique se os bens estão em condições de uso por aqueles que irão receber as doações.
O que não tem mais condições de uso e está quebrado, sujo, rasgado, estragado e não é material reciclável, deve ser destinado a COLETA DE LIXO COMUM.

Se for MATERIAL RECICLÁVEL deve ser destinado a COLETA SELETIVA

PILHAS, BATERIAS, LÂMPADAS E ÓLEO DE COZINHA devem ser entregues em PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA, localizados em supermercados, shoppings e espaços públicos.
Cada coisa tem o seu lugar!

ECONOMIZE ÁGUA
Lembre-se, também, que a sua faxina tem que ser consciente. Estamos passando por uma grande CRISE HÍDRICA, que deve se estender até 2021.



CAMPANHA MÁSCARA AMIGA
O Miguel nasceu em 07/05/2012 e foi diagnosticado em Fevereiro 2018 com um astrocitoma difuso de baixo grau e glioblastoma de alto grau tumores cerebral no lado esquerdo do cérebro. Já realizou uma cirurgia para remover um nódulo agressivo em Abril de 2018, da qual se recuperou bem. Em seguida continuou com radioterapia e quimioterapia. Foram mais de 25 dias de UTI, duas neurocirurgias, 50 de radio e quimioterapia. Depois disso o tumor difuso se alterou e surgiram novos focos agressivos que precisaram ser removidos. Atualmente ele realiza um tratamento de alto custo, apesar dele ter um plano de saúde, os custos de algumas medicações, honorários de alguns médicos que o acompanham e que o plano não cobre, equipamentos para cirurgia que o plano não cobre, tratamentos terapêuticos que ele realiza já a mais de 2 anos, custos de outras medicações de uso contínuo, etc.
Para mais informações acesse o Instagram do pai do Miguel (@nicoletticwb).
O PROJETO COVID-19 e agora tem parcerias com instituições públicas, privadas e também atua em ações em prol da sociedade.
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR), uma associação sem fins econômicos, reúnem no seu corpo associativo empresas, profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas do saneamento e meio ambiente, tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
A UTFPR é a primeira universidade tecnológica pública do Brasil, tem por missão promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico, com projetos e iniciativas já em andamento na área ambiental, incluindo saneamento básico e ambiental
Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), que tem como função a formulação, coordenação e execução de políticas para proteção, conservação e restauração do patrimônio natural, gerenciamento de recursos hídricos, saneamento ambiental, resíduos sólidos, gestão territorial, política agrária, fundiária, mineral e geológica
