COVID-19 e agora?

A visão do Saneamento e da Sustentabilidade

O QUE É COVID-19?

Segundo o Ministério da Saúde:
“A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório)”.

Para mais informações oficiais clique nos links a seguir:

APRESENTAÇÃO

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (ABES-PR) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvem o projeto COVID-19 e agora?, que  conta com suporte técnico de uma equipe multidisciplinar, formada por professores, pesquisadores e profissionais da área de saneamento, meio ambiente, comunicação e designer, que atua em sinergia para desenvolvimento de todo o material de informações.

OBJETIVO

O objetivo do projeto é comunicar diferentes públicos e a população em geral sobre procedimentos e ações conjuntas para a prevenção, enfrentamento e controle do COVID-19, visando o ambiente doméstico, público e privado, com base nas portarias e decretos nacionais, estaduais e municipais, bem como da Organização Mundial da Saúde e de outros materiais técnicos e científicos nacionais e internacionais.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Segundo a WHO (2020)*, medidas de saúde pública e sociais para retardar ou impedir a disseminação do COVID-19 devem ser implementadas com o envolvimento de todos os membros da sociedade, fato que traz um grande desafio para todos os setores, inclusive os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Como destacado, o uso da comunicação é um ponto importante a ser considerado, a fim de garantir as medidas de proteção individual, tais como a manutenção do distanciamento social, o uso de máscaras, higienização correta das mãos e, a conscientização da necessidade de manter o isolamento social, ao apresentar os sintomas da COVID-19.

A comunicação nestes casos contribui para adesão a novos hábitos e ideias e, segundo CASTRO e DAL SENO (2020)**, auxilia na quebra das reações mecânicas, gerando uma oportunidade para renovação de posturas, necessária para que a transição deste momento seja realizada com segurança, priorizando a proteção e a prevenção.

GRUPO DE TRABALHO

Equipe Técnico-Científica
Elaine Nunes Jordan, UTFPR
Karen Juliana do Amaral, ABES-PR
Margarete Casagrande Lass Erbe, UFPR
Selma Aparecida Cubas, UFPR
Tamara Simone van Kaick, UTFPR

Equipe de Texto e Comunicação
Jeniffer Imaregna A. de Albuquerque,  UTFPR-CT
Elisa Novaski Cordeiro, UTFPR-CT

Cássia Correa Theodoro, UTFPR-CT
Thalya Gonçalves de Castro, UTFPR-CT
Lucas Miguel de Bail Ribas, UTFPR -CT


Design
Eunice Liu,  UTFPR-CT
Ângela Oyafuso, UTFPR-CT
Kaique Frias, UTFPR-CT
Letícia Bito, UTFPR-CT

Luize Nunes Jordan, UFPR

Criação e organização do site
Bruno Tanhole de Lima Colodel, UFPR

Presidente ABES-PR
Luiz Henrique Bucco

*WHO. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 72. Disponível aqui.
**CASTRO, D.; DAL SENO, D. (organizadores). Capitalismo e a Covid-19. ISBN 978-65-00-02193-6. Disponível aqui.

JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS!