O que é ABES?

A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, para desenvolver e aperfeiçoar atividades relacionadas com Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, fomentando a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.

Fundada em 1966, a mais antiga e atuante entidade brasileira do setor de saneamento ambiental, a ABES nasceu como ideia no início da década de 1960, quando um grupo de engenheiros sanitaristas do Estado do Rio de Janeiro, aliados principalmente a colegas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, iniciou a mobilização a partir de um congresso da Aidis realizado em Bogotá, na Colômbia.

Primeiramente, buscou-se a fusão da antiga seção brasileira da Aidis com a Associação Brasileira de Engenharia de Saneamento (Abesan), formada por antigos profissionais do hoje extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS, posteriormente Dnocs).

Hoje a ABES atua nas lutas nacionais buscando reverter o grave quadro sanitário do País. Além disso, é Internacionalmente reconhecida como uma instituição devidamente capacitada para exercer liderança nos diversos setores que integram o saneamento básico e ambiental brasileiro.

Está organizada através de uma Direção Nacional legitimada através do voto direto de seus associados a cada dois anos.

Para saber mais, clique aqui

Seccionais e Sub-Seccionais

Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais.

mapa